segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Chocolates e Marmelada


Manhã de domingo.

Eu ainda meio acordado e meio rameloso visto a roupa que a minha mãe me deixou aos pés da cama.
Camisa aos quadrados, calças de bombazine, pullover verde e sapatos novos. Pretos.
Não me posso esquecer de usar fio e pulseira de ouro.
A mãe chama-me ao longe, mas de perto o suficiente para eu a ouvir e sentir medo de levar um açoite.
Despacho-me e como uma sandes de marmelada que ela me preparou. O pão é de ontem mas a marmelada é muito docinha.
Dá-me leite quente, mas eu prefiro o chocolate que a minha avó me há-de dar no caminho.
O meu pai já está todo aperaltado e eu quero usar um relógio de bolso e um chapéu de aba quando for do tamanho dele.
Saímos os três a pé e o meu irmão de cinco meses ao colo.

Hoje é dia de festa da igreja. Vem cá o Senhor Bispo dar a Bíblia aos moços que têm mais um ano que eu. Alguns deles nem sabem escrever o nome deles.
Acho que fazem isto por ser bonito e é assim que deve de ser.
Não percebo, mas pronto.
Para o ano sou eu a estar vestido com uma opa branca e uma cruz de madeira ao peito e a fazer força para não me rir.
Deve ser por esta altura e o Senhor Bispo há-de vir bendizer a Bíblia a gente.
Eu já sei ler hoje, por isso para o ano sei ler melhor. E nesse dia hei-de mostrar ao Bispo que sei ler!

E depois vou perguntar ao Senhor Bispo que se deus perdoa tudo e todos e é amor, porque é que há Inferno e porque é há um menino na minha escola que diz que deus se chama Alá e que não o deixa comer sandes de chouriço.

Sem comentários:

Enviar um comentário